Ocupação Çarê: Território Emboaçava
Sobre
O Instituto Çarê inaugura a Ocupação Çarê: Território Emboaçava, um mergulho profundo na história desta região de São Paulo onde os rios Jurubatuba e Tietê serpenteavam majestosamente. O local foi palco de encontros entre nações indígenas e invasores europeus no século 16. As águas dos rios foram retificadas e controladas, e muitos veios e nascentes enterrados conforme as necessidades da construção civil.
Ocupação Çarê: Território Emboaçava busca reviver simbolicamente este histórico por meio da arte, ecoando a história do Instituto Acaia, que se dedica há mais de 25 anos a ampliar as perspectivas das comunidades locais, e do Instituto Çarê, criado com o intuito de ajudar a construir um bairro cultural.
Em Corre um rio em mim, Rodrigo Bueno incorpora elementos da natureza e da espiritualidade negra e cabocla em uma grande instalação. A Ocupação apresenta ainda a exposição Nossa vizinhança, com trabalhos de 25 artistas que são também educadores, muitos deles com ligações com o Instituto Acaia.
Saiba mais:
Ocupação Çarê: Território Emboaçava
Artistas: Rodrigo Bueno (exposição individual); Adriele Oliveira, Cleiri Cardoso, Danilo Juliano, Denis Araújo, Deusvaldo Pereira, Elisa Bracher, Eneida Sanches, Fabrício Lopez, Fernando Mariano, Flavio Capi, Guinho Nascimento, Igor Romualdo, João Amorim, João Pereira, Kawanny Barbosa, Luis Guimarães, Luiz Lira, Mariá Gonçalves Santos, Mateus Costa, Natáloa Brescancini, Pablo Navero, Ramon Santos, Santídio Pereira, Teresa Viana, Ynaiá Barros
Abertura: 23 de setembro de 2023 (sábado), das 11h às 15h, com performance do Grupo Cachuêra! (12h e 14h)
Visitação: de 23 de setembro a 25 de novembro de 2023
Horários: de terça a sábado, das 13h às 18h
Quando
Entrada
A programação do Instituto Çarê é gratuita e aberta ao público.
Onde
Instituto ÇarêRua Doutor Avelino Chaves, 138
Vila Leopoldina, São Paulo, SP
CEP 05318-040
Rua Doutor Avelino Chaves, 138
Vila Leopoldina, São Paulo, SP
CEP 05318-040