Pyxai
Xilogravura: Tenonderâ Ayvu e Xiloceasa Xeramõi José Fernandes
Editora ateliescola acaia; Letra da Cidade
Com primeira tiragem esgotada, o livro artesanal Pyxai, produzido em 2016 no ateliê de xilogravura e tipografia do Instituto Acaia, em São Paulo, ganha nova edição em maio de 2025. A publicação nasceu de uma experiência de intercâmbio entre artistas dos coletivos Tenonderã Ayvu, de jovens guarani mbya da Terra Indígena Jaraguá, e Xiloceasa, de moradores de comunidades do entorno do Ceagesp.
Ilustrações e projeto gráfico foram construídos em torno de um conto recebido pelo xeramõi José Fernandes, dirigente espiritual e liderança importante na luta pelo reconhecimento das Terras Guarani. No texto, que aparece no livro em guarani e em português, elementos de culturas indígenas e da tradição ocidental do conto de fadas se misturam e se contrapõem, assim como na visualidade.
Na nova edição, a antropóloga Maria Inês Ladeira, fundadora do Centro de Trabalho Indígena, homenageia José Fernandes, que morreu em 2020. “Entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980, os Guarani reviveram o desafio de conservar as terras que ocupavam junto à Serra do Mar, onde as florestas protegiam seu modo de viver e sua autonomia”, ela escreve. “Na contramão de outros líderes espirituais, [José Fernandes] apadrinhou uma legião de juruá (não indígenas), construindo uma rede de aliados e parceiros do movimento guarani”.
Idioma: Português-Guarani
Ano: 2025
Cidade: São Paulo
33 páginas
ISBN: 978-65-996343-4-5