Baú do Zuza – Episódio 2
“Baú do Zuza” é um podcast produzido pelos Institutos Çarê e Galo da Manhã — instituições dedicadas à democratização do acesso às produções culturais brasileiras — a partir de áudios inéditos de entrevistas realizadas pelo musicólogo, produtor e jornalista Zuza Homem de Mello.
“Baú do Zuza” é um podcast produzido pelos Institutos Çarê e Galo da Manhã — instituições dedicadas à democratização do acesso às produções culturais brasileiras — a partir de áudios inéditos de entrevistas realizadas pelo musicólogo, produtor e jornalista Zuza Homem de Mello. Esta série tem finalidade exclusivamente educativa, cultural e não comercial. As canções que aparecem ao fundo das falas dos locutores são utilizadas como parte da construção da narrativa sonora, respeitando os princípios da proporcionalidade e do uso incidental, conforme previsto pela legislação de direitos autorais.
Sobre o segundo episódio, “O Frank Sinatra do Beco das Garrafas”:
Neste segundo episódio, Arrigo Barnabé comenta a entrevista que Zuza Homem de Mello realizou com Wilson Simonal, em 14 de outubro de 1968. Dedilhando um violão ao fundo, Simonal conduz uma conversa acerca de suas escolhas artísticas. Simonal revela uma singular clareza acerca da sofisticação das produções musicais brasileiras, que se mostrava ainda mais evidente quando comparada às produções norte-americanas. Arrigo comenta que uma das grandes contribuições do cantor para a história da música brasileira foi levar a Bossa Nova do Beco das Garrafas (um conhecido reduto boêmio de Copacabana) para a televisão, em um momento em que esse gênero estético permanecia ainda bastante restrito.
Em 1968, a carreira de Simonal já havia alcançado expressivo sucesso, com diversos LPs lançados, contrato com a TV Record e passagem pela TV Tupi. Foi também em outubro desse mesmo ano que o cantor seguiu para uma temporada na França, com apresentações na TV local e shows no Olympia de Paris.
Nessa entrevista Zuza não pergunta sobre as condições políticas experimentadas com a intensificação da ditadura civil-militar. Simonal também parece evitar o tema. Menos de dois meses depois foi promulgado o Ato Institucional de número 5 (o AI 5) que, entre outras coisas, suspendia as garantias constitucionais e estabelecia a censura prévia. Em um contexto como aquele, o silêncio entre os dois interlocutores dizia muito.
Se este podcast despertou seu interesse, siga-nos nas redes sociais e venha conhecer o Instituto Çarê e a Casa do Acervo — espaços vivos de criação, escuta e troca de saberes.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Arrigo Barnabé
Roteiro e montagem: Júlio de Paula
Masterização: Felipe Julian
Pesquisa e contextualização: Edson Natale
Identidade visual das capas dos aplicativos e do site: Denis Araújo
Comunicação: William Orima
Locução, redação e coordenação do Núcleo de Acervo: Angela Fileno
Higienização, catalogação e acondicionamento definitivo das gravações: Ana Takenaka, Giovanna Camargo, Karol Borges, Evandro Lima.
Digitalização: Procimar Cine-Vídeo
REFERÊNCIAS
Este episódio utilizou fragmentos das canções abaixo relacionadas:
“Recruta Biruta”. Composição: Antônio Nássara, Alberto Ribeiro e Antônio Almeida. Interpretação: Wilson Simonal.
“Aos Pés da Cruz”. Composição: Marino Pinto e Zé da Zilda. Interpretação: Wilson Simonal.
“Telefone”. Composição: Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Interpretação: Wilson Simonal.
“Garota Moderna”. Composição: Jair Amorim e Evaldo Gouveia. Interpretação: Wilson Simonal.
“Inútil Paisagem”. Composição: Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Interpretação: Wilson Simonal.
“Balanço Zona Sul”. Composição: Tito Madi. Interpretação: Wilson Simonal.
“Amanhecendo”. Composição: Lula Freire e Roberto Menescal. Interpretação: Wilson Simonal.
“Lobo Bobo”. Composição: Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli. Interpretação: Wilson Simonal.
“Rio do Meu Amor”. Composição: Billy Blanco. Interpretação: Wilson Simonal.
“Samba do Avião”. Composição: Tom Jobim. Interpretação: Wilson Simonal.
“Pra não Dizer que não Falei das Flores”. Composição: Geraldo Vandré. Interpretação: Geraldo Vandré.
“Chega de Saudade”. Composição: Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Interpretação: João Gilberto.
“The Shadow of your Smile”. Composição: Johnny Mandel e Paul Francis Webster. Interpretação: Wilson Simonal e Sarah Vaughan.
“Só Tinha de Ser com Você”. Composição: Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Interpretação: Wilson Simonal.
“Doralice”. Composição: Dorival Caymmi e Antônio Almeida. Interpretação: João Gilberto.
“Panelada de Bochecha”. Composição: Raymundo Evangelista e Ary Monteiro. Interpretação: Wilson Simonal.
“Nêga”. Composição: Waldemar Gomes e Afonso Teixeira. Interpretação: Wilson Simonal.
“Na Onda do Berimbau”. Composição: Oswaldo Nunes. Interpretação: Wilson Simonal.
“Só Danço Samba”. Composição: Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Interpretação: Wilson Simonal.
“Inútil Paisagem”. Composição: Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Interpretação: Wilson Simonal.
“Baú do Zuza” é um podcast produzido pelos Institutos Çarê e Galo da Manhã — instituições dedicadas à democratização do acesso às produções culturais brasileiras — a partir de áudios inéditos de entrevistas realizadas pelo musicólogo, produtor e jornalista Zuza Homem de Mello. Esta série tem finalidade exclusivamente educativa, cultural e não comercial. As canções que aparecem ao fundo das falas dos locutores são utilizadas como parte da construção da narrativa sonora, respeitando os princípios da proporcionalidade e do uso incidental, conforme previsto pela legislação de direitos autorais.
Sobre o segundo episódio, “O Frank Sinatra do Beco das Garrafas”:
Neste segundo episódio, Arrigo Barnabé comenta a entrevista que Zuza Homem de Mello realizou com Wilson Simonal, em 14 de outubro de 1968. Dedilhando um violão ao fundo, Simonal conduz uma conversa acerca de suas escolhas artísticas. Simonal revela uma singular clareza acerca da sofisticação das produções musicais brasileiras, que se mostrava ainda mais evidente quando comparada às produções norte-americanas. Arrigo comenta que uma das grandes contribuições do cantor para a história da música brasileira foi levar a Bossa Nova do Beco das Garrafas (um conhecido reduto boêmio de Copacabana) para a televisão, em um momento em que esse gênero estético permanecia ainda bastante restrito.
Em 1968, a carreira de Simonal já havia alcançado expressivo sucesso, com diversos LPs lançados, contrato com a TV Record e passagem pela TV Tupi. Foi também em outubro desse mesmo ano que o cantor seguiu para uma temporada na França, com apresentações na TV local e shows no Olympia de Paris.
Nessa entrevista Zuza não pergunta sobre as condições políticas experimentadas com a intensificação da ditadura civil-militar. Simonal também parece evitar o tema. Menos de dois meses depois foi promulgado o Ato Institucional de número 5 (o AI 5) que, entre outras coisas, suspendia as garantias constitucionais e estabelecia a censura prévia. Em um contexto como aquele, o silêncio entre os dois interlocutores dizia muito.
Se este podcast despertou seu interesse, siga-nos nas redes sociais e venha conhecer o Instituto Çarê e a Casa do Acervo — espaços vivos de criação, escuta e troca de saberes.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Arrigo Barnabé
Roteiro e montagem: Júlio de Paula
Masterização: Felipe Julian
Pesquisa e contextualização: Edson Natale
Identidade visual das capas dos aplicativos e do site: Denis Araújo
Comunicação: William Orima
Locução, redação e coordenação do Núcleo de Acervo: Angela Fileno
Higienização, catalogação e acondicionamento definitivo das gravações: Ana Takenaka, Giovanna Camargo, Karol Borges, Evandro Lima.
Digitalização: Procimar Cine-Vídeo
REFERÊNCIAS
Este episódio utilizou fragmentos das canções abaixo relacionadas:
“Recruta Biruta”. Composição: Antônio Nássara, Alberto Ribeiro e Antônio Almeida. Interpretação: Wilson Simonal.
“Aos Pés da Cruz”. Composição: Marino Pinto e Zé da Zilda. Interpretação: Wilson Simonal.
“Telefone”. Composição: Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Interpretação: Wilson Simonal.
“Garota Moderna”. Composição: Jair Amorim e Evaldo Gouveia. Interpretação: Wilson Simonal.
“Inútil Paisagem”. Composição: Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Interpretação: Wilson Simonal.
“Balanço Zona Sul”. Composição: Tito Madi. Interpretação: Wilson Simonal.
“Amanhecendo”. Composição: Lula Freire e Roberto Menescal. Interpretação: Wilson Simonal.
“Lobo Bobo”. Composição: Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli. Interpretação: Wilson Simonal.
“Rio do Meu Amor”. Composição: Billy Blanco. Interpretação: Wilson Simonal.
“Samba do Avião”. Composição: Tom Jobim. Interpretação: Wilson Simonal.
“Pra não Dizer que não Falei das Flores”. Composição: Geraldo Vandré. Interpretação: Geraldo Vandré.
“Chega de Saudade”. Composição: Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Interpretação: João Gilberto.
“The Shadow of your Smile”. Composição: Johnny Mandel e Paul Francis Webster. Interpretação: Wilson Simonal e Sarah Vaughan.
“Só Tinha de Ser com Você”. Composição: Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Interpretação: Wilson Simonal.
“Doralice”. Composição: Dorival Caymmi e Antônio Almeida. Interpretação: João Gilberto.
“Panelada de Bochecha”. Composição: Raymundo Evangelista e Ary Monteiro. Interpretação: Wilson Simonal.
“Nêga”. Composição: Waldemar Gomes e Afonso Teixeira. Interpretação: Wilson Simonal.
“Na Onda do Berimbau”. Composição: Oswaldo Nunes. Interpretação: Wilson Simonal.
“Só Danço Samba”. Composição: Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Interpretação: Wilson Simonal.
“Inútil Paisagem”. Composição: Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Interpretação: Wilson Simonal.