Coleção Tasso Gadzanis
Coleção Tasso Gadzanis
Sobre
A Coleção Tasso Gadzanis foi reunida pelo empresário Anastase Pandelis Gadzanis, conhecido como Tasso. Ela resulta de sua pesquisa pessoal sobre a história e as tradições culturais e espirituais compartilhadas pela África e pelas Américas.
Tasso Gadzanis foi presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens e da SP Turis, empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo, membro da Fundação Pierre Verger, em Salvador, e Cônsul Honorário do Benim em São Paulo. Nascido no Egito, Tasso encontrou no Brasil novas possibilidades de conexão com seu continente de origem.
Amigo e tradutor do trabalho do fotógrafo e etnólogo Pierre Verger, com quem visitou o continente africano em diversas ocasiões, Tasso colecionou peças artísticas e ritualísticas de países como Brasil, Benim, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Mali, Moçambique e Nigéria. Sua biblioteca, hoje preservada pelo Instituto Çarê, contém títulos sobre o intercâmbio entre África e Américas, com especial foco nas tradições religiosas, cerimoniais e espirituais.
A Coleção Tasso Gadzanis é composta por 3.460 itens, entre eles:
- 3.402 livros;
- 58 peças artísticas e/ou ritualísticas.