À frente dos institutos Çarê e Acaia, Elisa Bracher se dedica à promoção da cultura brasileira e a ações socioeducativas. Como artista, é reconhecida por seus desenhos, gravuras, instalações e esculturas monumentais exibidos no Brasil e no exterior. Teve exposições na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, e participou de duas edições da Bienal de São Paulo. É formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, e seu trabalho foi tema de diversos livros.
Psicanalista atuante em contextos culturais e socioeducativos, é diretora dos institutos Çarê e Acaia. Graduada e doutora em psicologia pela USP, mestre em psicologia pela PUC-SP e formada em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Nos anos 1990, foi uma das fundadoras do Acaia, que oferece educação gratuita a crianças da Vila Leopoldina, em São Paulo. É também autora do livro Oficina dos Sentimentos, que reúne reflexões e práticas terapêuticas desenvolvidas ao longo de duas décadas no instituto.
Chegando ao Çarê entre 2024-2025, traz consigo 26 anos de experiência em projetos socioculturais ligados à memória e patrimônio histórico, com destaque para a Casa das Caldeiras. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Belas Artes de São Paulo, concluiu uma pós-graduação na A Casa Tombada, refletindo sobre práticas ligadas à natureza. Desde 2012, participa da criação do Manual em Família, ferramenta para o trabalho social com famílias. Busca contribuir para transformar relações e construir uma cultura viva no Çarê.
Coordenadora geral no Çarê, acredita na arte e na cultura como ferramentas de transformação social e emancipação humana. Trabalhou em projetos sociais e culturais em bairros periféricos de São Paulo, como Capão Redondo e Jardim Ângela. Atuou como advogada de anistia para ativistas perseguidos durante a ditadura civil-militar, resgatando suas histórias por meio da pesquisa documental e da história oral. É formada em ciências sociais pela UNESP e em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
É responsável pela coordenação administrativa e financeira do Çarê desde 2022. Formada em administração de empresas, traz experiência em diversos setores, incluindo uma longa trajetória na gestão de entidades do terceiro setor. Acredita que o controle gerencial-financeiro é fundamental para aprimorar processos e otimizar o desempenho das atividades cotidianas da instituição.
É responsável pelo site do Çarê desde 2024. Foi produtora editorial e redatora na Associação Cultural Videobrasil, e participou de projetos editoriais do Memorial da Resistência, da Residência Belojardim e do Sesc São Paulo. Produziu conteúdo publicado pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul e pela revista Arte!Brasileiros. É formada em artes visuais pela Faculdade Santa Marcelina e interessada em saber mais sobre o mundo, as culturas, as pessoas e sobre si mesma.
Coordena o selo editorial Letra da Cidade, responsável pelas publicações do Çarê e do Instituto Acaia, desde 2022. É jornalista cultural e autora de livros-reportagem. Antes de se juntar ao Çarê, atuou como editora, correspondente e repórter especial da Folha de S. Paulo e foi redatora-chefe da revista Bravo!. Coordenou catálogos de importantes exposições realizadas pelo MASP e pelo Sesc São Paulo.
Chegou ao Çarê em 2019, quando coletou histórias de populações de Paraty Mirim e do Saco do Mamanguá, no Rio de Janeiro, e os transformou em um podcast. É doutora em história social pela Universidade de São Paulo e tem mais de quinze anos de experiência no ensino universitário. Como coordenadora do Núcleo de Acervo, une seu conhecimento a um novo entusiasmo por papeis e documentos.
É responsável técnica pelo Núcleo de Acervo do Instituto Çarê. Seu interesse por arquivos começou no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, onde compreendeu o patrimônio cultural como uma ferramenta de transformação social. Participou de projetos no Acervo Brincante de Literatura de Cordel, na Fundação Victor Brecheret e no Itaú Cultural, e atuou na acessibilização de catálogos do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Dedica-se à preservação e conservação dos acervos do Çarê. Formado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, trabalhou no Centro de Pesquisa e Documentação do MASP e no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da FFLCH-USP. Sua experiência com pesquisa, higienização, catalogação e digitalização de acervos históricos foi fundamental para sua formação como cientista social, pesquisador e fotógrafo etnográfico.
É assistente técnica de catalogação, higienização e conservação preventiva no Çarê. Atuou como voluntária e auxiliar de acervo no Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea, onde se apaixonou pelo cuidado com a preservação de memórias. Lá adquiriu experiência em higienização e pequenos reparos em papel, produção de inventários, laudos técnicos e embalagens para acondicionamento. É formada em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Estudante de letras, teve seu primeiro contato com o universo dos arquivos no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP) por acaso, mas de maneira marcante. Desde então, ficou fascinada pela área. Atualmente, participa de um projeto de residência artística realizado em parceria entre o Instituto Çarê, o IEB e a Sá Menina Produtora. É documentalista no Çarê, onde atua nos processos de higienização, catalogação e conservação preventiva dos itens preservados pelo Núcleo de Acervo.
Produtora cultural e autora de livros infantis, tem experiência nas áreas de cinema e animação. Atuou como parecerista do MinC e do Fundo Setorial do Audiovisual por cinco anos. Desde 2019, colabora com projetos do Çarê e, em 2021, assumiu a coordenação do Núcleo de Artes Visuais, realizando exposições, filmagens, publicações e oficinas com foco na diversidade da equipe e dos públicos.
Com um perfil voltado para artes, moda e educação, atua como assistente do Núcleo de Artes Visuais, com ênfase na recepção de visitantes, na interface com as crianças do ateliescola acaia e na produção de eventos. Apaixonado por gatos e crochê, vê na arte uma forma de expressão pessoal. Ex-aluno do Instituto Acaia, onde participou de diversos cursos e foi monitor de biblioteca, pretende seguir carreira na pedagogia e busca realizar o sonho de ingressar na universidade.
Responsável pelo Núcleo de Educação desde 2021, é advogada, pós-graduanda em Meio Ambiente e Sustentabilidade, e formada como agente social urbana pela UMAPAZ. Acredita em um sistema de aprendizado que permita uma construção coletiva do conhecimento, na qual todos têm o que ensinar e aprender. Acredita, também, que a arte tem enorme potencial para abrir novos campos para a educação, utilizando-a em muitos de seus projetos no Çarê.
É coordenadora do Núcleo de Música do Çarê desde XXXX. Como produtora cultural, coordenou projetos de grandes nomes da música brasileira, como Elomar e Antônio Madureira. Integra o grupo musical Ilumiara e é editora da revista Manzuá. Seu trabalho une pesquisa, produção e gestão cultural a um olhar voltado à valorização da cultura e da música brasileira. É antropóloga pela UFMG e pós-graduada em políticas culturais e gestão cultural pela Universidad Autónoma de México, com formação em violão clássico pela Fundação Clóvis Salgado.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.