O Instituto Çarê identifica, preserva e amplia o acesso a acervos, apoia a pesquisa, fomenta produções artísticas e musicais, e promove ações e reflexões sobre educação e convívio.
Missão
Çarê, para os Mẽbêngôkre¹, é o broto ou a raiz. Estas palavras revelam muito dos nossos objetivos: ser um pedaço de chão para nascer, brotar e crescer, pelo do cultivo das relações, das interações e das trocas em múltiplos e diversos contextos.
Queremos ser e oferecer este solo fértil para o desenvolvimento de produções artísticas e culturais brasileiras, especialmente as de grande potência e negligenciadas, bem como de ações e projetos de proteção à biodiversidade.
Nesse mesmo solo fértil, onde brotam expressões artísticas e ações de cuidado ambiental, também germina o cuidado com a memória.
O Çarê vem atuando para preservá-la por meio da construção de um acervo com importantes fragmentos da história da arte e da cultura brasileiras, que devem ser difundidos e ter seu acesso democratizado.
Preservar a memória é também reconhecer os saberes, as ausências e os silenciamentos que moldam o presente. Por isso, promovemos ações e reflexões sobre educação, e apoiamos importantes pesquisas que abordam as desigualdades que persistem e atingem grande parte da população brasileira.
Para viabilizar essas ações e garantir que elas se sustentem de forma articulada, organizamos nosso trabalho em núcleos complementares, que compartilham saberes, práticas e responsabilidades. Esses núcleos atuam nos campos de acervo, música, artes, publicações e socioambiental.
¹ Autodenominação do povo conhecido como Kayapó do Sul.
Visão
Somos uma associação civil sem fins lucrativos, nascida em 2019 como desdobramento da experiência do Ateliescola Acaia, com quem partilhamos vizinhança, afetos e aprendizados.
Desde então, temos enfrentado o desafio cotidiano de acolher e promover a cultura pelo fazer coletivo e o encontro de diferentes atores. Desafio que se enraíza na Vila Leopoldina, território onde atuamos. Num lugar onde as diferenças sociais e econômicas separam, queremos, pela convivência e pelas trocas, unir e possibilitar o protagonismo a quem sempre o teve negado. Deslocar barreiras e criar pontes!
Nosso horizonte é construir um espaço de cultura viva, que se manifeste como direito, presença e possibilidade. Convidamos a todas, todos e todes a chegar e a se aconchegar no Çarê, participando de nossa programação e contribuindo para a construção de uma vivência repleta de cultura, fundamental para nosso desenvolvimento individual e coletivo.
Valores
Acreditamos na equidade como princípio para ampliar o acesso à cultura e ao conhecimento, ajudando no combate às desigualdades estruturais.
Valorizamos o acolhimento como prática cotidiana, presente na escuta, no cuidado com os espaços e no encontro entre pessoas.
Reafirmamos o compromisso com a diversidade, rejeitando qualquer forma de discriminação e promovendo um ambiente seguro e plural.
Defendemos a construção coletiva, baseada na participação, na responsabilidade compartilhada e na transparência dos processos.
Reconhecemos a autonomia de cada pessoa e núcleo, sempre conectada a um projeto comum.
Para nós, cultura é direito, presença e potência, capaz de transformar territórios e relações.