Oficina de Xilogravura
Denis Araújo e Fernando Mariano
Sobre
Oficina de Xilogravura, dividida em três encontros presenciais. com oferta de 20 vagas gratuitas aos sábados das 14h às 16h.
O Tema dos encontros é Aprendendo técnicas da xilogravura.
A oficina de xilogravura será realizada em três encontros nos dias 26 de abril, 03 e 10 de maio de 2025 e tem como objetivo explorar técnicas como o uso do preto e branco na composição da luz na imagem, a sobreposição de cores e matriz perdida, incentivando os participantes a desenvolverem sua criatividade por meio da gravura em relevo. Durante a atividade, os alunos aprenderão o processo de criação e impressão, desde a preparação das matrizes até a aplicação das camadas, produzindo composições únicas e expressivas.
Faixa etária indicada: a partir dos 10 anos (para crianças entre 10 e 14 anos é necessário o acompanhamento por um responsável).
Sobre os oficineiros
DENIS ARAÚJO É artista visual nascido em São Paulo, formado em Design Gráfico pela Belas Artes. Atua com ilustração digital, desenho e xilogravura. É membro do coletivo Xiloceasa, fundado no Instituto Acaia, onde atua desde 2005. Participa de feiras e exposições coletivas.
FERNANDO MARIANO Iniciou sua trajetória no Instituto Acaia aos 6 anos, aprendendo xilogravura de forma intuitiva. Desenvolve uma linguagem visual própria, inspirada no cotidiano, na música e na vida na favela. Participa de feiras, exposições coletivas e intercâmbios culturais pelo Brasil.
Para receber o nosso Certificado é necessário a presença nos 3 dias de oficina.
Programação:
- Achando a luz (preto e branco) – Desenho livre diretamente na madeira, seguido pelas etapas de cavação, entintagem e impressão em preto e branco;
- Sobreposição e o Encontro das Cores – Exploração das possibilidades de sobreposição cromática por meio da entintagem e impressão em camadas;
- Matriz Perdida e Processos – Utilização da técnica da matriz perdida, que permite impressões coloridas e sobrepostas a partir de uma única matriz.
Inscrições no Link: Oficina de Xilogravura – Formulários Google
*O Çarê disponibilizará materiais para oficina
Quando
Entrada
A programação do Instituto Çarê é gratuita e aberta ao público.
Onde
Instituto ÇarêRua Doutor Avelino Chaves, 138
Vila Leopoldina, São Paulo, SP
CEP 05318-040
Rua Doutor Avelino Chaves, 138
Vila Leopoldina, São Paulo, SP
CEP 05318-040