Vozes periféricas e Favela
Sobre
O Instituto Çarê convida para o lançamento dos livros Vozes periféricas e Favela: A flor em resistência, o lugar ausente. O evento reúne autores, artistas e o público para celebrar as produções literárias que retratam as vivências, desafios e resistências das comunidades periféricas. O evento contará com apresentações ao vivo, performances literárias e musicais, além de um bate-papo com os autores sobre o processo criativo e a importância de dar voz às comunidades periféricas.
Criado a partir de um projeto de troca poética e visual desenvolvido por jovens de comunidades periféricas de São Paulo, o livro Vozes periféricas é o reflexo de um processo iniciado durante a pandemia de COVID-19, através da página @vozes_perifericas no Instagram. O livro reúne desenhos e poemas de artistas como Andressa Bonfim, Gabriel Feitosa (Simba), Iversson Natan, Karoline Aparecida, Lisbeth Ananse, Shirley Valentina, Deusvaldo Pereira, Gabriel Ferreira, Matheus Armando, Matheus Filho, Ramon Santos e Maria Queiroz. As obras falam sobre temas como racismo, perseguição policial, resistência e afetos, redesenhando a realidade de seus autores.
Escrito por Adriele Oliveira e ilustrado por Beatriz Lira, o livro Favela: A flor em resistência, o lugar ausente propõe uma visão humanizada da favela, especialmente da Favela da Linha, em São Paulo, onde Adriele cresceu. A obra costura memórias poéticas e reflexões da autora, aliando sua experiência pessoal e acadêmica, trazendo uma análise crítica sobre como o conceito de favela é abordado pela mídia e pelas ciências sociais, além de questionar a visão fictícia que se tem de São Paulo sem conhecer suas periferias.
Quando
Entrada
A programação do Instituto Çarê é gratuita e aberta ao público.
Onde
Instituto ÇarêRua Doutor Avelino Chaves, 138
Vila Leopoldina, São Paulo, SP
CEP 05318-040
Rua Doutor Avelino Chaves, 138
Vila Leopoldina, São Paulo, SP
CEP 05318-040