
Aula Show com Arrigo Barnabé celebra a estreia do podcast “Baú do Zuza”
Dia 11 de julho, no Instituto Çarê, a partir das 19h30
Sobre
O Instituto Çarê, em parceria com o Galo da Manhã, estreia em julho o podcast “Baú do Zuza”, fruto de áudios inéditos de entrevistas realizadas pelo musicólogo, produtor e jornalista Zuza Homem de Mello entre 1967 e 1969 para o seu primeiro livro, “MPB Cantada e Contada”, publicado em 1976 pela Melhoramentos e reeditado pela Martins Fontes em 2008 com o título “Eis aqui os Bossa-nova”.
A estreia do primeiro episódio será no dia 11 de julho no site do Çarê (institutocare.org.br), e será celebrada em uma aula-show de Arrigo Barnabé, em formato voz e piano, sobre seu primeiro álbum, “Clara Crocodilo” (1990), na sede do Çarê, na Vila Leopoldina, às 19h30.
O ingresso pode ser garantido antecipadamente a R$15 pelo Sympla a partir das 11h do dia 8 de julho, com disponibilidade limitada à metade da lotação da casa (capacidade máxima de 60 pessoas). O restante dos ingressos podem ser retirados de forma gratuita presencialmente 45 min antes do evento (a partir das 18h45). O ingresso antecipado é válido para chegada até 19h30. Após esse horário, lugares disponíveis serão distribuídos de forma gratuita por ordem de chegada.}
Ídolos da MPB em áudios inéditos
O podcast leva esse nome porque as fitas, que fazem parte do acervo de Zuza incorporado pelo Çarê em 2022, estavam em um baú de madeira maciça aos pés da cama em que Zuza dormia, em São Paulo. Foram encontradas, higienizadas e catalogadas 24 fitas-rolo com entrevistas feitas por Zuza para sua primeira obra. Quase 50 anos depois, esse acervo armazenado carinhosamente por Zuza poderá ser ouvido por todos. Entre os entrevistados, estão Chico Buarque, Elis Regina, Vinicius de Moraes, Johnny Alf, Sérgio Ricardo, Wilson Simonal, Claudette Soares, Maria Bethânia e Ronaldo Bôscoli.
No baú, além das entrevistas, estavam também registros do programa O Fino da Bossa, exibido pela TV Record entre 1965 e 1967, do qual Zuza era produtor.
“Desde o primeiro encontro com esse material tão rico, brotaram muitas ideias de como torná-lo público. Nesse processo, mostramos as entrevistas ao Arrigo, e a partir daí decidimos pela criação do podcast”, conta Angela Fileno, coordenadora do Núcleo de Acervo do Instituto Çarê. “Cada episódio traz uma das entrevistas, e Arrigo se coloca como um terceiro interlocutor, cujo distanciamento histórico lhe permite comentar as falas dos entrevistados e do Zuza, além de contextualizar o ouvinte sobre a época em que as conversas aconteceram”, completa.
Sobre a estreia
O episódio de estreia, com data marcada para o dia 11 de julho, traz a conversa de Zuza com Chico Buarque, à época com apenas 23 anos. Ele havia vencido em 1966 o Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, com “A Banda”, e no ano seguinte conquistou o terceiro lugar com “Roda Viva”. Em 1968, estreou a peça de mesmo nome, que se tornou um ícone de resistência à ditadura militar. Entre as curiosidades do primeiro episódio, Chico fala de seus esforços da época para produzir uma música que atravessasse o tempo e que continuasse relevante 50 anos depois.
Na aula-show de Arrigo Barnabé, que celebra a estreia do projeto, o compositor interpreta as canções de “Clara Crocodilo” e intercala o show com falas sobre o processo de criação do trabalho, canções que ficaram de fora, escolhas melódicas e harmônicas e detalhes sobre as letras. “A proposta é realizar um cruzamento entre os trabalhos de Zuza e de Arrigo. As fitas de Zuza são um material bruto, lapidado para dar origem ao livro ‘MPB Cantada e Contada’. De forma complementar, Arrigo apresenta detalhes da matéria-prima que deu origem ao seu primeiro álbum”, comenta Rafael Poço, Diretor Executivo do Instituto Galo da Manhã.
Próximos episódios
A primeira temporada de “Baú do Zuza” será lançada quinzenalmente. O segundo episódio, com lançamento previsto para o dia 28 de julho trará a entrevista com Wilson Simonal.
Serviço
Aula Show com Arrigo Barnabé
Local: Instituto Çarê
R. Dr. Avelino Chaves, 138 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP
Data: sexta-feira, 11 de julho de 2025
Horário do show: 19h30
Atividade gratuita com retirada de ingressos presencialmente 45 min antes do evento – a partir das 18h45. Reserva antecipada a R$15 para metade da lotação (30 lugares) a partir do dia 8 de julho pela Sympla.
Atenção: a reserva é válida para chegada até 19h30. Os lugares restantes serão distribuídos por ordem de chegada.
Lotação máxima: 60 pessoas
Quando
Entrada
A programação do Instituto Çarê é gratuita e aberta ao público.
Onde
Instituto ÇarêRua Doutor Avelino Chaves, 138
Vila Leopoldina, São Paulo, SP
CEP 05318-040
Rua Doutor Avelino Chaves, 138
Vila Leopoldina, São Paulo, SP
CEP 05318-040