Çarê-Heliópolis
Çarê-Heliópolis
Sobre
Heliópolis é a maior favela de São Paulo, com uma rica diversidade cultural e história marcada por lutas e conquistas sociais. A atuação do Çarê teve como objetivo fortalecer ações educativas relacionadas à leitura e literatura na região. Em parceria com a UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região)e outras organizações locais, a iniciativa promoveu encontros temáticos e colaborativos entre educadores, jovens artistas e moradores do território, valorizando os saberes locais e incentivando a prática literária.
Iniciado em 2020, o projeto contou com encontros regulares abordando temas como narração de histórias, literatura negra e produção de livros. Durante a pandemia de COVID-19, o projeto foi adaptado ao formato virtual com a criação do perfil @vozes_perifericas no Instagram, que se tornou um espaço de expressão coletiva. A plataforma promoveu trocas poéticas e visuais, conectando jovens e ampliando o alcance da iniciativa.
A ação resultou nos lançamentos, em 2022, dos livros Vozes periféricas, que reúne registros poéticos e visuais de jovens de Heliópolis e outros bairros periféricos, e Favela: A flor em resistência, o lugar ausente.
Além disso, o projeto colaborou com educadores e crianças dos Centros de Crianças e Adolescentes (CCAs) de Heliópolis, resultando na exposição Çarelipa, realizada na Casa de Cultura Chico Science. A mostra celebrou a produção artística e literária das crianças da comunidade, destacando suas narrativas e imaginários.