Çarê-Amarílis
Çarê-Amarílis
Sobre
Em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, o Núcleo Socioambiental do Instituto Çarê desenvolve o projeto Çarê-Amarílis, conectando pessoas à Mata Atlântica, desde 2022. A iniciativa pretende estreitar os laços da comunidade local com a natureza, promovendo sua preservação e o conhecimento da flora regional. O projeto também tem como objetivo destacar a riqueza ecológica da Serra da Mantiqueira e os serviços ambientais essenciais que esta proporciona.
O projeto tem como base para suas ações o Viveiro-Escola Eduardo Jorge, onde teoria e prática se combinam para capacitar a comunidade e aprofundar seus conhecimentos sobre a flora local, com ênfase em espécies arbustivas e herbáceas, todas nativas, por meio de atividades como identificação de plantas, coleta de sementes e frutos, produção de mudas, trilhas guiadas dentre outras ações voltadas à educação e conexão. E como não podia faltar, o projeto oferece também cursos e oficinas que dialogam entre ciência e artes, como a oficina de botânica e aquarela, focada na representação de plantas, identificação de espécies e morfologia vegetal, conectando seus participantes de forma criativa à natureza da Serra da Mantiqueira.
O espaço está aberto a toda a comunidade e atrai moradores de São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão e turistas interessados na temática ambiental. O espaço está aberto também para receber escolas, sejam seu corpo docente, oferecendo cursos como o “Alfabetização em Biodiversidade”, um manual de como professores podem ler o ambiente em que estão inseridos e trabalhar com seus estudantes, bem como alunos de todas as idades. Para saber mais sobre o programa, entre em contato através do e-mail socioambiental@institutocare.org.br.
As atividades do Çarê no Çarê-Amarílis podem ser acompanhadas na página de programação.