Instituto de Estudos Brasileiros
Instituto de Estudos Brasileiros
Sobre
O convênio com o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) oferece a artistas a oportunidade de imersão nos arquivos do Çarê e do IEB, um dos mais importantes acervos culturais do país.
Fundado em 1962 pelo historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, o IEB é um dos principais centros de pesquisa e preservação de acervos do Brasil. Seu trabalho visa refletir criticamente sobre a sociedade brasileira, integrando áreas das ciências humanas e salvaguardando documentos, livros e obras de arte. Além de preservar esse rico patrimônio, o IEB se dedica à educação e à difusão cultural, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação, e promovendo exposições e publicações.
O contato com uma ampla gama de materiais e itens para consulta e pesquisa amplia, diversifica e consolida as referências dos artistas participantes, servindo como base para o desenvolvimento de novos projetos artísticos.
O diário de André Rebouças (2024)
A Plataforma de Artes Sá Menina, sediada na Vila Nhocuné, zona leste de São Paulo, foi um dos grupos selecionados. Com uma proposta afrocentrada, o coletivo transdisciplinar integra música, poesia, artes visuais, teatro e arte de rua.
Ao longo de um semestre, a Sá Menina realizou uma imersão nos arquivos do IEB e do Çarê, o que resultou na criação do texto dramatúrgico para o espetáculo teatral O diário de André Rebouças, inspirado nos documentos pessoais do grande engenheiro, escritor e abolicionista brasileiro. O processo também originou a exposição O voo das borboletas amarelas: caminhos percorridos nos arquivos para o fazer artístico, no IEB. A mostra reuniu documentos de arquivo e livros consultados pelos durante a residência artística.
Cartografias de uma viela: tecido de pele e tinta (2024)
Outro desdobramento importante do convênio foi a exposição Cartografias de uma viela: tecido de pele e tinta, que destacou a produção de artistas cujas obras resgatam memórias e realidades das periferias de São Paulo. A exposição, por sua vez, esteve em cartaz no Instituto Çarê entre setembro e novembro de 2024, proporcionando ao público um olhar sensível sobre essas vivências.
—
Publicações relacionadas
ROSA, Letícia Cescon da. Parceria Instituto Çarê, Sá Menina Produtora e IEB: uma semente para germinar e transformar. Informe IEB, São Paulo, v. 2, n. 23, p. 5-6, maio 2024. Disponível em: https://www.ieb.usp.br/wp-content/uploads/sites/127/2024/06/informe-IEB-23-v2.pdf. Acesso em: 12 fev. 2025.
ROSA, Letícia Cescon da; RIBAS, Elisabete Marin; ULIANA, Dina Elisabete; PRODUTORA, Sá Menina. Residências artísticas em acervos documentais: diálogos entre a arte e a ciência da informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 30., 2024, Recife. Anais […] . [s.l.]: Febab, 2024. p. 1-11. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2024/article/view/3208. Acesso em: 12 fev. 2025.
SALLES, Silvana; ADRYAN, José; TENÓRIO, Joyce (arte). Diário de André Rebouças inspira espetáculo de artistas da zona leste de São Paulo: projeto promoveu a primeira residência artística feita em arquivo no brasil; documento histórico que inspirou a peça teatral está guardado na USP. Jornal da USP. São Paulo, jun. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/diversidade/diario-de-andre-reboucas-inspira-espetaculo-de-artistas-da-zona-leste-de-sao-paulo/. Acesso em: 12 fev. 2025.