IEB-USP – Instituto de Estudos Brasileiros
IEB-USP – Instituto de Estudos Brasileiros
Sobre
A parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) oferece a artistas a oportunidade de imersão nos arquivos do Çarê e do IEB, um dos mais importantes acervos culturais do país. O contato com uma ampla gama de materiais e itens para consulta e pesquisa amplia, diversifica e consolida suas referências, servindo como base para o desenvolvimento de novos projetos artísticos.
O primeiro grupo selecionado foi a Plataforma de Artes Sá Menina, estabelecida na Vila Nhocuné, zona leste de São Paulo. Com uma proposta afrocentrada, o coletivo transdisciplinar integra música, poesia, artes visuais, teatro e arte de rua. Outro fruto da parceria foi a exposição Cartografias de uma viela: tecido de pele e tinta, que apresentou a produção de artistas que resgatam as memórias e realidades de suas vivências nas periferias de São Paulo.
Fundado em 1962 pelo historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, o IEB é um dos principais centros de pesquisa e preservação de acervos do Brasil. Seu trabalho visa refletir criticamente sobre a sociedade brasileira, integrando áreas das ciências humanas e salvaguardando documentos, livros e obras de arte. O IEB oferece cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar exposições e publicações com o objetivo de garantir a preservação do patrimônio cultural e promover o acesso a ele por todos os públicos.